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Probiótico em Cápsula – O que é, benefícios e onde comprar14 min read

dez 1, 2020 8 min
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Probiótico em Cápsula – O que é, benefícios e onde comprar14 min read

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Probióticos são microrganismos vivos conhecidos como “bactérias intestinais amigáveis” que, quando presentes no intestino ou ingeridos em quantidades suficientes, podem fornecer benefícios potenciais à saúde. [ R ]

Os probióticos fortalecem o sistema imunológico, melhoram a condição da pele, aumentam a resistência do corpo aos alérgenos e reduzem os patógenos. Eles têm efeitos antiinflamatórios, melhoram o perfil lipídico do sangue e a tolerância à glicose, e reduzem a pressão arterial e o índice de massa corporal.

O objetivo dos probióticos é que eles substituem ou sustentam algumas das bactérias mais importantes. Isso é útil quando a pessoa acabou de tomar antibióticos. Ou existe a preocupação de que a dieta esteja danificando a flora intestinal e promovendo o crescimento de bactérias indesejáveis. [ R ]

As fontes mais populares de probióticos são iogurte, kefir, chucrute e kombuchá. No entanto, os probióticos podem agora ser encontrados no mercado na forma de cápsulas ou culturas iniciais. Eles geralmente combinam várias cepas de bactérias do ácido láctico e têm o efeito mais direto e pronunciado.

Informação importante

Este é o primeiro artigo resumido desta seção. Gradualmente, informações sobre vários probióticos, suas propriedades benéficas e efeitos colaterais serão publicadas aqui.

Onde comprar Probióticos?

Você pode comprar probióticos de nossos parceiros na loja online iHerb usando os seguintes links:

A história dos Probióticos

O conceito de probióticos é relativamente novo em comparação com outros elementos nutricionais e de saúde. Embora o termo em si não tenha sido usado, a ideia geral foi introduzida pela primeira vez no início do século 20 por Ilya Mechnikov, um ganhador do Nobel e agora amplamente conhecido como o fundador dos probióticos.

Segundo Mechnikov, o uso de microrganismos benéficos ajuda a melhorar a saúde e o bem-estar humano. Pesquisas posteriores mostraram que isso pode ser verdade, e a frase “probióticos” foi cunhada. [ R ]

Os probióticos são seguros?

Apesar de alguns dos riscos associados ao uso de probióticos em pessoas imunocomprometidas, eles geralmente são seguros para uso em pessoas saudáveis. Quando se trata de pessoas gravemente doentes, os pesquisadores recomendam fazer uma análise completa de custo-benefício, pois há áreas em que os probióticos podem ser úteis. [ R ]

Benefícios dos Probióticos

1. Melhore a digestão

Os probióticos bloqueiam as respostas pró-inflamatórias do sistema imunológico que podem causar inflamação crônica ao longo do tempo. Eles ajudam a reduzir os sintomas de inflamação, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa. No caso de infecções intestinais, como Helicobacter pylori , os probióticos provaram ser eficazes como uma alternativa aos antibióticos. [ R , R , R ]

2. Aumentar a imunidade

Cerca de 80% das células do sistema imunológico vivem no intestino. Isso significa que todas as células imunológicas que produzem anticorpos e bactérias benéficas fazem parte do sistema digestivo. Assim, ao consumir probióticos, você fornece ao intestino mais bactérias benéficas para combater micróbios nocivos. Eles também são úteis para as principais infecções do trato respiratório.

Os probióticos são um catalisador do sistema imunológico e uma forma de “expulsar” bactérias nocivas do intestino. Quanto mais bactérias boas houver em seu corpo, maior será sua capacidade de remover bactérias ruins. Os probióticos mostraram melhorar a imunidade inata. Isso é muito importante porque é o primeiro ajudante do sistema imunológico para proteger o corpo. [ R , R , R ]

3. Apoie a microflora da vagina

A vagina é como o intestino no sentido de que é um ecossistema de bactérias que deve ser equilibrado. A principal cepa de bactéria encontrada na vagina, Lactobacillus, torna essa área ácida, de modo que microorganismos prejudiciais não sobrevivem.

No entanto, esse equilíbrio é prejudicado pelo uso de pílulas anticoncepcionais, espermicidas e antibióticos. Quando a flora vaginal está comprometida, podem ocorrer infecções por fungos, infecções do trato urinário e vaginose bacteriana. Os probióticos ajudam a manter o equilíbrio da flora vaginal para manter um ambiente ácido e prevenir infecções. [ R , R ]

4. Melhore a saúde da pele

Um estudo descobriu que os probióticos ajudam bebês com eczema atópico, reduzindo a inflamação. Outro estudo em mulheres grávidas mostrou um risco reduzido de eczema em crianças. Neste estudo, as mães receberam probióticos no período pré-natal e pós-natal. O risco de seus filhos desenvolverem eczema nos primeiros dois anos de vida foi 83% menor.

Os probióticos têm propriedades antiinflamatórias e níveis mais baixos de citocinas pró-inflamatórias que causam inflamação crônica. Eles ajudam a reduzir a inflamação e prevenir doenças crônicas. [ R , R ]

5. Melhorar a saúde menta

Existe uma conexão direta entre o intestino e o cérebro, o chamado sistema nervoso intestinal ou “segundo cérebro”. É uma rede complexa de mais de cem milhões de neurônios, neurotransmissores , vírus e bactérias que residem no trato gastrointestinal. Todos esses elementos regulam nosso humor e saúde. Estresse e distúrbios como ansiedade e depressão são todos afetados por probióticos.

Um estudo descobriu que comer iogurte probiótico teve efeitos benéficos sobre os indicadores de saúde mental, incluindo depressão e estresse. Outro estudo descobriu que tomar probióticos pode ajudar a reduzir pensamentos negativos quando alguém está se sentindo triste. É claro que os probióticos em alimentos e suplementos têm efeitos promissores na saúde mental, mas mais pesquisas são necessárias para consolidar os resultados. [ R , R , R ]

Já cobrimos os principais benefícios dos probióticos. Na verdade, há muitos deles, que conheceremos ao estudarmos os probióticos individuais. Consulte esta seção para obter mais informações.

Efeitos colaterais dos Probióticos

Os efeitos colaterais são o resultado da incompatibilidade entre os probióticos e o microbioma humano. As reações mais comuns são diarreia, distensão abdominal, flatulência e dor de estômago. O número e a gravidade dos efeitos negativos são individuais. [ R , R ]

Fisiológico

1. Distúrbios do trato gastrointestinal

Isso inclui constipação, distensão abdominal, flatulência, dor, cólicas estomacais e diarreia. Estas são as reações adversas mais comuns. Eles são devidos a:

  • Alterações na digestão devido à entrada de novas bactérias nos intestinos.
  • Processo de desintoxicação devido à morte de bactérias antigas.
  • Endurecimento das fezes devido a distúrbios gastrointestinais.
  • Irritação e inflamação intestinal.
  • Tomando muita dosagem.
  • Liberação excessiva de histamina.

O que fazer : reduza a dosagem, mude o probiótico ou tire algumas semanas de folga. Exercício abundante, ingestão reduzida de alimentos ricos em histamina (queijos, alimentos enlatados, salsichas, etc.) e beber muita água deve ajudar. Se não, consulte um médico.

2. Reação alérgica

Também é um efeito colateral popular. Ela se manifesta como erupção na pele e coceira limitada a uma área específica do corpo, como pescoço, costas, tórax ou braços. Ocorre devido a:

  • Alergias a ingredientes ou tipo de bactéria.
  • Muita produção de histamina. Com uma forte sensibilidade à histamina, a reação é mais pronunciada.
  • Interações do probiótico tomado com outras drogas.
  • Tomando muita dose.

O que fazer : pare de tomar probióticos e consulte um dermatologista.

3. Sintomas de gripe

Manifesta-se sob a forma de febre, calafrios, fadiga e dor de cabeça. Reações adversas bastante raras, mas ainda ocorrem periodicamente. Ocorre devido à reação de Jarisch-Herxheimer. Nesse caso, o corpo está tentando se limpar das novas bactérias que chegam. O resultado é uma forte resposta imunológica que causa os sintomas descritos acima. O motivo dessa reação pode ser tanto a incompatibilidade do tipo de medicamento ingerido, quanto a presença de doenças não associadas à ingestão de probióticos.

O que fazer : essa reação pode durar de alguns dias a algumas semanas. Não adianta esperar e é melhor consultar um médico e saber o motivo.

4. Vômito

Uma reação adversa muito rara. Pode estar relacionado a vários fatores:

  • Dosagem demais, o que leva o corpo a se purificar.
  • A produção de histamina é muito forte.
  • Reação de Jarisch-Herxheimer.

O que fazer : O vômito deve ser interpretado como um sinal sério de que seu corpo está reagindo de forma desfavorável ao probiótico – seja como resultado da dose ou do tipo de bactéria. Interrompa o uso e procure orientação médica imediatamente.

Psiconeurológico

1. Ansiedade

Ocorre principalmente em pessoas com distúrbios neuropsiquiátricos que são muito sensíveis às mudanças na atividade do sistema nervoso. Ocorre devido a:

  • Alterações na produção e absorção de peptídeos neuroativos no intestino que ativam o sistema nervoso.
  • Mudanças na atividade do nervo vago.
  • Níveis de histamina aumentados.

O que fazer : sentimentos de excitação e ansiedade podem ser uma resposta temporária a uma mudança no microbioma ou uma resposta constante a uma tentativa de mudar as populações de bactérias estabelecidas. É melhor parar de tomar e consultar um médico.

2. Névoa do cérebro

Os probióticos afetam a atividade do nervo vago e a formação de moléculas neuroativas, que alteram o funcionamento do cérebro. Essa mudança pode prejudicar a clareza de pensamento e levar à névoa do cérebro . Outra causa possível é o processo de desintoxicação. Durante esse processo, as bactérias velhas morrem, produzindo assim pequenas quantidades de metabólitos neuroativos. O que também atrapalha a clareza de pensamento.

O que fazer : Neste caso, deve-se parar de tomar ou reduzir a dosagem e aguardar o retorno da clareza mental.

3. Insônia

Reação relativamente rara aos probióticos. Se a insônia ocorrer apenas nas primeiras semanas após a ingestão do medicamento, pode ser devido à morte de bactérias mais antigas que liberam endotoxinas . Isso perturba o equilíbrio do sistema nervoso autônomo e as aminas biogênicas alteram a atividade dos neurônios.

Para algumas pessoas, a insônia desaparece após algumas semanas e a qualidade do sono melhora significativamente. Se a insônia persistir por vários meses após a ingestão do probiótico, pode ser causada pela liberação de aminas biogênicas por todo o sistema nervoso intestinal.

O que fazer : É necessário reduzir a dosagem, mudar o horário de internação para a manhã ou parar de tomar. Caso contrário, consulte um médico.

4. Mudanças de humor

O principal meio pelo qual as bactérias intestinais influenciam a função cerebral para alterar nosso humor é através do nervo vago. Estudos sobre disbiose mostram que bactérias patogênicas aumentam o tônus ​​do nervo vago, o que leva a alterações de humor.

O que fazer : reduza a dosagem, mude o tipo de probiótico ou pare de tomar.

Tipos populares de Probióticos

Outro problema enfrentado pela indústria de probióticos é que existem vários tipos diferentes de medicamentos. Existem centenas de tipos diferentes de bactérias no intestino, e o microbioma intestinal de cada pessoa é diferente. O que falta a uma pessoa pode não ser necessário para outra.

Determinar quais probióticos são certos para você pode ser bastante desafiador. No entanto, existem algumas espécies específicas que ganharam reconhecimento por seus benefícios particulares, então é melhor começar com elas.

1. Lactobacilli (Lactobacillus) . Os probióticos mais famosos. Muitos produtos comerciais incluem lactobacilos. No entanto, esse tipo de bactéria não forma uma população grande e estável no intestino. A suplementação com lactobacilos pode ser benéfica, mas quaisquer benefícios são de curto prazo, pois a população tende a morrer quando o probiótico termina. [ R ]

2. Bifidobactérias . É um tipo de bactéria que forma grandes populações nos intestinos. Esta cepa tem uma série de benefícios, incluindo constipação reduzida, bem como risco reduzido de diarréia do viajante. Além disso, as bifidobactérias podem reduzir os sintomas do eczema e até ajudar a manter níveis saudáveis ​​de colesterol. [ R , R , R ]

3. Saccharomycetes . Este é o tipo de fermento mais comumente associado ao kefir e ao kombucha (kombuchá). É frequentemente usado como tratamento para diarreia e geralmente considerado eficaz. Os sacaromicetos são seguros para a maioria das pessoas, mas não são recomendados para uso por indivíduos imunocomprometidos. [ R ]

4. Bacillus (Bacillus) . Existem muitas bactérias diferentes no gênero Bacillus. Eles são freqüentemente usados ​​para tratar diarreia e também são potencialmente úteis para o Helicobacter pylori. Embora muitas bactérias desta família sejam seguras, mais pesquisas são necessárias para determinar a segurança e a eficácia, pois há outras que podem causar problemas em pessoas imunossuprimidas. [ R ]

5. Escherichia . A Escherichia, ou E. coli, é mais conhecida como uma infecção alimentar muito perigosa. No entanto, em combinação com outros probióticos e com uso controlado, pode ser usado para tratar a constipação, aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável e outros problemas de estômago. [ R ]

Para que serve Probióticos?

Se você acha difícil perder peso, se sente inchado ou cansado, está de mau humor ou tem problemas estomacais gerais, os probióticos podem ser bons para você. Como a maioria das coisas, eles não são curas mágicas. Você não pode ter certeza de que qualquer tipo de probióticos irá ajudá-lo.

Você pode experimentar alimentos fermentados como kombuchá, kimchi, iogurtes naturais e kefir, porque todos contêm probióticos e podem ser mais benéficos do que comprar “probióticos” comerciais.

Outra opção para melhorar o microbioma intestinal é simplesmente tentar comer mais alimentos inteiros e ficar longe de alimentos processados, açúcares e adoçantes artificiais. O alimento que você ingere afeta as bactérias que crescem em seu intestino.

Se você come muitos alimentos não saudáveis, pode ter uma forte necessidade deles. Isso não ocorre apenas porque suas papilas gustativas se acostumaram a ele, mas também porque bactérias se desenvolveram nele em seus intestinos. Se você parar de comer junk food, as bactérias intestinais que se alimentam dele começarão a morrer e serão substituídas por bactérias que se multiplicam em frutas e vegetais frescos. Estudos mostram que mudar sua dieta por quatro semanas é o suficiente para mudar seu microbioma intestinal. [ R ]

Os probióticos comerciais não são a única maneira de atingir a flora intestinal. Você pode ver mudanças significativas simplesmente vivendo um estilo de vida saudável e consumindo mais fibras, vegetais, alimentos fermentados e alimentos integrais.

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