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Vitamina C – Para que serve, benefícios, como tomar e onde comprar6 min read

maio 30, 2021 4 min
Beneficios Da Vitamina C

Vitamina C – Para que serve, benefícios, como tomar e onde comprar6 min read

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O que é Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante, que fornece proteção direta às proteínas, gorduras, DNA e RNA das células dos efeitos danosos dos radicais livres, que muitas vezes se formam nas células durante a atividade vital. O ácido ascórbico suporta o nível de glutationa reduzida, que por si só é o principal antioxidante do corpo, fornecendo proteção contra radicais livres, toxinas e metais pesados ​​em nível bioquímico. Além disso, a vitamina C tem um efeito significativo no metabolismo de outros micronutrientes e vitaminas.

Para que serve Vitamina C

A vitamina C fortalece o sistema imunológico humano e também o protege de vírus e bactérias, acelera o processo de cicatrização, afeta a síntese de vários hormônios, regula a hematopoiese e normaliza a permeabilidade capilar, participa da síntese da proteína do colágeno, necessária para o crescimento do tecido e das células ósseas e da cartilagem do corpo, regula o metabolismo, remove toxinas, melhora a secreção biliar, restaura a função exócrina do pâncreas e da glândula tireóide. O ácido ascórbico é necessário para que uma pessoa proteja seu corpo das consequências negativas da exposição a fatores de estresse.

Onde comprar Vitamina C

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Como tomar Vitamina C

A vitamina C entra no corpo humano com alimentos e medicamentos, enquanto para um adulto, a dose diária não deve exceder 90 mg. Dosagem de ácido ascórbico para diferentes idades:

  • crianças até 6 meses – 40 mg;
  • bebês de 7 a 12 meses – 50 mg;
  • crianças de 1-3 anos – 40 mg;
  • crianças de 4-8 anos – 45 mg;
  • crianças de 9 a 13 anos – 50 mg;
  • meninas de 14 a 18 anos – 65 mg;
  • meninos de 14 a 18 anos – 75 mg;
  • homens com 19 anos ou mais – 90 mg;
  • mulheres com 19 anos ou mais – 75 mg.

Benefícios da Vitamina C

Um grande número de funções no corpo humano são desempenhadas pela substância em questão:

  • fortalece a imunidade humana;
  • acelera o processo de cicatrização de feridas;
  • participa da síntese de vários hormônios;
  • regula o processo de hematopoiese;
  • limpa o corpo de toxinas;
  • melhora o processo de secreção biliar;
  • restaura as funções do pâncreas;
  • retarda o processo de envelhecimento do corpo;
  • ajuda a recuperar de muitas doenças.

É melhor absorvido em combinação com cálcio e magnésio.

Qual o melhor horário para tomar Vitamina C

A vitamina C solúvel pode ser tomada a qualquer hora do dia, mas certifique-se de beber com um copo de água para todos os benefícios.

Onde encontrar Vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C (por 100 gramas):

  • pimentão (búlgaro) – 200 mg;
  • kiwi – 180 mg;
  • cogumelos porcini secos – 150 mg;
  • salsa – 150 mg;
  • Couves de Bruxelas – 100 mg;
  • repolho de brócolis – 89 mg;
  • couve-flor – 70 mg.
  • Caju – 200 mg;
  • Goiaba – 228 mg;
  • Mamão – 61 mg;
  • Manga – 43 mg;
  • Acerola – 1.800 mg;

Os benefícios da vitamina C para as mulheres

O ácido ascórbico é considerado uma vitamina de beleza, juventude e saúde. Não só melhora as funções de proteção, ajuda contra os vírus, mas também rejuvenesce o corpo interna e externamente, estimulando a produção de colágeno. Para as mulheres, é útil no combate às alterações cutâneas relacionadas com a idade, a pigmentação. Além disso, a vitamina C ajuda a remover toxinas e toxinas do corpo, regula o metabolismo, melhora o ciclo menstrual, melhora a função cerebral e aumenta os níveis de energia.

Durante a gravidez

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, tomar vitamina C durante a gravidez reduz o risco de descolamento prematuro da placenta e ruptura pré-natal prematura das membranas. A pesquisa também observa que o ácido ascórbico reduz a probabilidade de desenvolver anemia durante a gestação. Apesar disso, em geral, o ácido ascórbico não afeta o nascimento prematuro, natimorto e retardo de crescimento intra-uterino. Consulte um médico antes de usar.

Tipos de Vitamina C

A vitamina C está disponível na forma de pó, que se dissolve em água, pílulas e comprimidos. Cada forma difere na velocidade com que a substância é absorvida. Na forma de comprimidos, o ácido ascórbico entra no corpo mais lentamente do que o pó, pois deve ser absorvido no trato gastrointestinal. Porém, para pessoas com distúrbios gastrointestinais, é melhor tomar vitaminas em cápsulas, se não houver contra-indicações, pois a forma de pó irrita a membrana mucosa dos órgãos internos.

Perguntas Frequentes sobre Vitamina C

Consumir mais de 2.000 mg ou 2 g de vitamina C por dia pode levar a irritação gastrointestinal grave e outros desconfortos digestivos. E diarréia prolongada pode levar à desidratação.

Seu excesso pode levar à cristalização de sais e à formação de cálculos renais, e tomar doses muito grandes pode levar a distúrbios no trato gastrointestinal e no sistema nervoso. Além disso, o excesso de vitamina C causa erupções cutâneas.

O corpo humano só pode absorver uma quantidade limitada da vitamina , geralmente 2-3 g por dia. Quantidades em excesso são imediatamente excretadas pelos rins em um estado inalterado. A dose diária mínima de vitamina C para uma pessoa saudável é de aproximadamente 30 mg por dia.

Quanta vitamina C devo tomar diariamente? A ingestão diária mínima de ácido ascórbico deve ser de pelo menos 100 mg para homens e 80 mg para mulheres. Durante a gravidez e lactação, recomenda-se aumentá-lo em consulta com o médico.

Quanto tempo se deve tomar vitamina C?

Para compensar a deficiência de micronutrientes, basta que os adultos tomem 1 comprimido efervescente por dia, depois de dissolvido em um copo de água. A duração do curso profilático é de pelo menos 1 mês.

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