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Boro – O que é, Benefícios, Contra Indicações e Onde Comprar10 min read

maio 5, 2022 6 min
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Boro – O que é, Benefícios, Contra Indicações e Onde Comprar10 min read

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O boro é encontrado no meio ambiente, alimentos naturais e suplementos nutricionais. Não é classificado como um nutriente essencial para o corpo – os cientistas ainda não determinaram sua principal função biológica. Mas os especialistas reconhecem que pode ser um dos minerais mais complexos da Terra. O interesse por ele está crescendo gradualmente e mais e mais estudos confirmam seus benefícios para os seres humanos: apoia a saúde óssea, a função do hormônio esteróide, fortalece os músculos e melhora a atividade cerebral.

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Como o Boro funciona no corpo

No total, os órgãos e tecidos humanos contêm aproximadamente 20 mg do mineral. Destes, 10 mg estão concentrados no tecido ósseo e a segunda metade – na glândula tireóide, dentes, unhas, rins, fígado, músculos, tecido adiposo. A maior parte da substância consumida é hidrolisada no trato gastrointestinal, mas pouco se sabe sobre o processo de absorção. O corpo absorve até 90% do componente que vem com os alimentos.

O composto é excretado principalmente pela urina, em parte pelo suor e pela bile. A ausência de alterações em seu nível no sangue com o aumento do consumo indica uma boa manutenção da homeostase devido ao aumento da excreção. Mas todas as etapas desse processo ainda não foram determinadas.

A cada ano, há evidências crescentes de que o nutriente tem enormes benefícios, que vão desde efeitos anti-inflamatórios até efeitos em vários sistemas do corpo. Com ingestão adicional , melhora a imunidade , o trabalho do sistema nervoso central. A pesquisa também confirma o efeito no metabolismo de várias enzimas e minerais. Mas o benefício só se manifesta se o consumo não ultrapassar a taxa permitida.

Análises para determinar a falta ou excesso de boro

O estado mineral geralmente não é medido na prática clínica. Seu nível na urina se correlaciona com o consumo, portanto, é verificada a concentração da substância no plasma sanguíneo com o estômago vazio. O teste geralmente é feito por pessoas que correm risco de deficiência ou excesso enquanto tomam medicamentos de boro, suplementos.

Alimentos com Boro

Na natureza, o mineral não é encontrado em sua forma pura, mas apenas na forma de seus sais (boratos, poliboratos), ácido bórico, aspartato, gluconato de boro, frutoborato de cálcio e outros. Os cientistas não sabem quais espécies são melhor absorvidas, mas suas maiores concentrações são encontradas em alimentos vegetais.

Alimentos saudáveis ​​com o maior teor de boro

Os bebês recebem o mineral do leite materno e da fórmula infantil, os adultos de vegetais , frutas , bagas . A concentração em alimentos vegetais depende da composição do solo em que foi cultivado. Quanto mais precipitação, mais boratos são lavados da terra. As acumulações máximas são encontradas em regiões áridas.

Quais são os alimentos ricos em boro?

  1. Mel 0,5–6 mg/100g
  2. Passas 4,51 mg/100g
  3. pêssegos secos 3,24 mg/100g
  4. Amêndoa 2,82 mg/100g
  5. Avelã 2,77 mg/100g
  6. Abacate 2.06 mg/100g
  7. Manteiga de amendoim 1,92 mg/100g
  8. Ameixas secas 1,88 mg/100g
  9. Groselha 1,74 mg/100g
  10. feijões vermelhos 1,4 mg/100g
  11. figos 1,26 mg/100g
  12. tâmara 1,08 mg/100g
  13. Lentilhas 0,74 mg/100g
  14. grão de bico 0,71 mg/100g
  15. Pêssego 0,52 mg/100g
  16. uvas vermelhas 0,5 mg/100g
  17. Ameixa 0,45 mg/100g
  18. Ovos 0,4 mg/100g
  19. aneto 0,38 mg/100g
  20. Maçã vermelha, pêra 0,32 mg/100g
  21. Brócolis 0,31 mg/100g
  22. Cenoura 0,3 mg/100g
  23. kiwi 0,26 mg/100g
  24. Laranja 0,25 mg/100g
  25. Banana 0,16 mg/100g

Como consumir boro e Ingestão diária permitida

Não há recomendações para o uso da substância por dia, uma vez que a ciência não estabeleceu seu principal papel biológico. Os pesquisadores acreditam que a pessoa média recebe 1-2 mg do oligoelemento por dia.

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Se a ingestão diária for inferior a 0,2 mg, desenvolve-se uma deficiência mineral e, se for superior a 13 mg, desenvolve-se um excesso. Não é recomendado tomar mais de 20 mg por dia, pois isso aumenta o risco de complicações graves. A dosagem exata ao tomar suplementos dietéticos varia, mas os testes mostram que a quantidade ideal para aumentar os níveis de testosterona é de 6 mg uma vez ao dia. Os cientistas afirmam que o efeito será perceptível dentro de uma semana.

Os 5 principais benefícios para a saúde do boro

1. Atua como antioxidante e protege contra o câncer

O mineral pode funcionar como um agente antioxidante . Experimentos em ratos mostraram que ele reverte os danos causados ​​pelo estresse oxidativo após a ingestão de arsênico. Estudos em humanos confirmaram que reduz o risco de câncer e danos ao DNA. Alguns estudos mostram que a ingestão insuficiente aumenta a probabilidade de desenvolver câncer de próstata em homens e câncer de pulmão e colo do útero em mulheres.

2. Regula a produção natural de testosterona e estradiol do corpo

A ideia de que o boro ajuda na disfunção erétil é baseada em seu efeito na testosterona livre. Se o problema se desenvolveu devido a um desequilíbrio hormonal (baixa testosterona, alto estradiol, etc.), o mineral pode ajudar. Experimentos confirmaram que tomar 6 mg aumenta o nível de testosterona livre em homens em quase 25% e quase metade da quantidade de estradiol.

3. Reduz os indicadores de inflamação

Tomar o suplemento por 1 a 2 semanas reduz as concentrações de biomarcadores inflamatórios. Os indicadores de interleucina e proteínas C-reativas são reduzidos em mais da metade, o que traz benefícios inegáveis ​​- seu excesso de produção causa reações autoimunes, danos nos tecidos.

4. Reduz os sintomas da osteoartrite

O componente na forma de frutoborato de cálcio previne e combate a doença óssea progressiva crônica. Dados observacionais e resultados de vários estudos em humanos mostram que o efeito é alcançado através da supressão da inflamação. Tomar apenas 6 mg por dois meses reduz os sintomas de osteoartrite em idosos.

5. Melhora a função cognitiva

As pessoas que recebem 3,25 mg do composto diariamente de suas dietas apresentam melhor memória e coordenação olho-mão do que pessoas com baixa ingestão do mineral. Os cientistas também confirmaram que, com sua falta, a memória de curto prazo e a destreza manual se deterioram.

A conexão do boro com outros minerais e vitaminas

Numerosos estudos mostram que o mineral interage com várias substâncias benéficas e regula sua absorção. Por exemplo, uma dieta com um teor mínimo de um elemento de cerca de – 0,25 mg por 2000 kcal – acelera a excreção de magnésio e cálcio na urina. Também está envolvido no metabolismo do fósforo , aumenta a eficácia da vitamina D.

O boro tende a formar complexos com as vitaminas B2 e B12 , o que reduz sua absorção e aumenta a excreção urinária. Portanto, recomenda-se a ingestão separada das substâncias, caso a ligação não seja intencional, como no caso de intoxicação.

O uso de boro na medicina

Os suplementos dietéticos normalmente contêm 0,15-6 mg do mineral. A maioria deles são projetados para melhorar a condição dos ossos e articulações . O componente também é usado em radioterapia, para irradiar células tumorais com partículas pesadas.

O ácido bórico tem propriedades bactericidas. É tradicionalmente usado como adstringente local, um agente anti-infeccioso suave – para o tratamento da inflamação do canal auditivo externo, o tratamento de áreas danificadas com infecções purulentas da pele. O anti-séptico é tóxico após doses excessivas. Há evidência de morte de um paciente após instilação acidental de 30 g de ácido bórico.

Boro na pesquisa científica

  • Na década de 1990, os pesquisadores encontraram uma relação positiva entre a ingestão de boro e a atividade cerebral. Os pesquisadores avaliaram as mudanças na função cognitiva em resposta à manipulação dietética da substância: eles dividiram homens e mulheres saudáveis ​​em dois grupos que receberam 0,25 e 3,25 mg do mineral por dia. No grupo com deficiência da substância, o cérebro começou a funcionar tão mal quanto na desnutrição geral, envenenamento por metais pesados.
  • Tomar frutosborato de cálcio duas vezes ao dia durante 2 semanas reduz o desconforto no joelho em idosos. O complexo natural de borato de plantas mostra o maior potencial na luta contra a dor nas articulações. No entanto, os marcadores inflamatórios que ela tem como alvo e seu mecanismo de ação ainda são desconhecidos.
  • Os cientistas descobriram uma ligação entre a ingestão de boro e câncer de próstata – o mineral inibe o crescimento de tumores de próstata. Eles mostraram que homens que consomem cerca de 6 mg/dia têm próstatas significativamente menores do que aqueles que consomem 0,64-0,88 mg/dia. A falta de agentes profiláticos e terapêuticos é uma meia-vida curta, baixa biodisponibilidade.
  • A toxicidade reprodutiva do ácido bórico e dos boratos é motivo de preocupação para os cientistas. Existe uma relação linear entre a dose recebida e a concentração dos compostos nos órgãos reprodutores. No meio ambiente, não existem indicadores tão altos que possam causar tal efeito. Altos níveis de exposição são possíveis no local de trabalho, em alguns países devido à situação geológica: China, Argentina, Turquia.

Efeitos colaterais e toxicidade do boro

Os boratos são seguros para mulheres grávidas se sua quantidade não exceder o limite estabelecido. Os efeitos quando tomados durante a amamentação não foram estudados, portanto, a suplementação deve ser discutida com um médico.

Sintomas de deficiência de boro

  • aumento da fadiga;
  • atraso no desenvolvimento em crianças;
  • cárie dentária;
  • fragilidade dos ossos,
  • má cicatrização de fraturas;
  • dor nas articulações;
  • disfunção sexual.

Sinais de excesso de boro

O elemento químico pode ser uma toxina potente em grandes quantidades. Felizmente, você não pode obter um excesso através dos alimentos – não há dados sobre os efeitos colaterais do grande consumo com alimentos ou água. A overdose pode estar associada ao consumo acidental, trabalho prejudicial. Altas doses podem ser obtidas na produção de vidro, couro, cosméticos, sabão, detergentes, combustíveis, retardantes de fogo. Áreas próximas a minas ou fábricas de boro podem estar em risco de contaminação do solo e da água.

Sintomas de overdose:

  • perda de apetite,
  • náuseas, vômitos, diarréia ;
  • dor na parte superior do abdômen;
  • dermatite ;
  • dor de cabeça;
  • descamação da pele.

Em doses muito altas, desenvolve-se insuficiência renal. Doses extremamente altas são letais.

Interação do boro com drogas

Acredita-se que o mineral não tenha interações medicamentosas graves. Mas experimentos mostram que ele aumenta os efeitos do álcool e pode interagir com medicamentos hormonais para causar excesso de estrogênio.

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