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Lecitina – O que é, para que serve, quais os benefícios, como tomar e onde comprar17 min read

nov 10, 2021 10 min

Lecitina – O que é, para que serve, quais os benefícios, como tomar e onde comprar17 min read

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Os adeptos de um estilo de vida saudável, mais cedo ou mais tarde, chegam à conclusão de que, para manter a saúde e a longevidade, é necessário não só não adquirir ou abandonar hábitos ruins, mas observar os princípios do comportamento alimentar racional que lhes convém, para exercitar e levar um estilo de vida saudável. Periodicamente, para fins de profilaxia, bem como após doenças, esforços físicos pesados ​​e lesões, o corpo precisa fornecer uma quantidade suficiente de certos nutrientes. A lecitina, além de vitaminas e minerais, é uma delas.

O que é Lecitina

O corpo de uma pessoa adulta saudável precisa de 10 g de lecitina todos os dias, pois é um material construtor das membranas de todas as células humanas, é necessária para o fígado e o sistema nervoso, e também participa da produção de energia. Pela primeira vez, essa substância foi isolada da gema do ovo em 1845 e, 90 anos depois, uma fração semelhante foi isolada da soja, chamada de fosfolipídios essenciais (insubstituíveis). É por isso que os termos “lecitina” e “fosfolipídios” são freqüentemente usados ​​como sinônimos.

A lecitina é uma substância semelhante à gordura que é uma mistura de fosfolipídios com uma pequena quantidade de triglicerídeos e vestígios de algumas outras substâncias, por exemplo, tocoferóis, carboidratos, esteróis. Com a clivagem dos fosfolipídios, que ocorre no intestino delgado com a participação das enzimas hepáticas, formam-se:

  1. Ácido graxo palmítico superior  É o ácido graxo saturado predominante no leite materno. Em pequenas doses, é necessário ativar a síntese de elastina, colágeno e ácido hialurônico, necessários à saúde da pele, articulações e ossos. Participa na absorção do cálcio.
  2. Ácido graxo ômega-6-araquidônico . É essencial para a construção das células do fígado e para o funcionamento normal do cérebro.
  3. Ácido graxo ômega-9-oleico . Necessário para construir todas as membranas celulares. Reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
  4. Colina . É um precursor da acetilcolina, graças ao qual funcionam a memória e o sistema nervoso parassimpático, bem como a transmissão neuromuscular.
  5. Ácido graxo saturado esteárico . É um fornecedor de energia.

Quando a lecitina é quebrada, ácido fosfórico e glicerina também são liberados. No entanto, seu número é muito pequeno para prejudicar a saúde. Para ter uma dor de estômago, um adulto precisa comer deliberadamente dezenas de pacotes de suplementos dietéticos (BAA) com cápsulas contendo lecitina.

Onde comprar Lecitina

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Os benefícios da lecitina para o corpo

Por que o corpo humano precisa de lecitina? Os benefícios dos fosfolipídios são múltiplos. A pessoa necessita dessas substâncias desde os primeiros dias de vida, durante o crescimento, na idade adulta e na velhice.

Emagrecimento

É assim que a lecitina atua na perda de peso . Mesmo com a ingestão calórica usual e atividade física, os fosfolipídios:

  • potencializar as reações do metabolismo lipídico, acelerando o processo de queima de gordura;
  • aumentar a quantidade de tecido adiposo queimado, a partir de suas reservas viscerais;
  • entorpece a sensação de fome;
  • estimular a formação de moléculas da fonte de energia – ATP;
  • potencializar a produção de calor;
  • emulsificar grandes moléculas de gordura em pequenas no intestino, acelerando assim o processo de sua absorção;
  • melhorar a digestão do bom colesterol de alta densidade.

Além disso, a lecitina participa da síntese de neurotransmissores responsáveis ​​pela ocorrência de uma sensação de saciedade. Ao tomar suplementos de lecitina, uma pessoa pode controlar mais facilmente seu comportamento alimentar, evitando colapsos e excessos, mesmo em condições estressantes. É importante notar também que a lecitina evita a fadiga rápida e a perda de desempenho, porque “muda” o corpo para uma produção prolongada de energia a partir das reservas de gordura.

Para o fígado

A lecitina é a base para a construção das células do fígado, que consiste em 50% dessa substância. Portanto, não é surpreendente que os fosfolipídios vegetais estejam incluídos na composição de alguns medicamentos hepatoprotetores que ajudam a restaurar rapidamente o tecido hepático. As preparações com lecitina são prescritas para obesidade do fígado, hepatite, cirrose.

A lecitina atua como um antioxidante para o fígado , coração e cérebro. Também ajuda a limpar o sangue de venenos e toxinas, incluindo as moléculas de álcool etílico e óleos fúsel. Além disso, os fosfolipídios estimulam a síntese e regulam a composição da bile, evitando a formação de cálculos na vesícula biliar.

Para o sistema nervoso

A lecitina é a base para a construção da bainha de mielina dos nervos, a substância branca do cérebro e as membranas que o protegem. A participação total da lecitina no sistema nervoso de um adulto é de 17%, o cérebro consiste em 30% e a mielina é de 70%.

A falta de fosfolipídios causa instabilidade psicoemocional, leva à diminuição das habilidades cognitivas, exaustão cerebral e colapso nervoso. Portanto, a lecitina, às vezes chamada de vitamina B4, é uma parte essencial da neurodietologia. Hoje é usado para prevenir o estresse em adultos e crianças. Com a ajuda de medicamentos com lecitina, as neuroses depressivas, as reações astenoneuróticas, a síndrome de Tourette, a epilepsia e a doença de Meniere são tratadas com sucesso.

Para o coração e vasos sanguíneos

Primeiro, a lecitina é capaz de resistir à progressão da aterosclerose. Os fosfolipídios ativam uma enzima especial – a lipoproteína lipase, que destrói gotículas de lipoproteínas de densidade muito baixa, que formam a base das placas ateroscleróticas.

Em segundo lugar, a lecitina reduz a viscosidade do sangue. Isso, por sua vez, tem um efeito positivo em sua microcirculação, o que melhora o bem-estar, aumenta a eficiência e a tolerância ao exercício e reduz o risco de coágulos sanguíneos.

Em terceiro lugar, o miocárdio consiste em 30% de lecitina, portanto, sua deficiência afeta negativamente o estado dos miócitos e a força da contração cardíaca. Essa circunstância explica porque a lecitina em produtos ou suplementos dietéticos é prescrita para pessoas com doença cardíaca coronária, angina de peito, insuficiência cardíaca crônica e em fase de reabilitação após infarto do miocárdio.

Para a saúde da mulher

A lecitina é um dos melhores agentes profiláticos para a oncologia genital feminina. Além dos efeitos listados acima, a lecitina de soja também contém fitoestrogênios (isoflavonas), que:

  • ativar o trabalho dos ovários;
  • ajudar a restaurar a regularidade do ciclo mensal;
  • enfraquece as manifestações dolorosas durante os dias críticos;
  • permitem nivelar os sintomas e é mais fácil transferir o período do climatério.

Mas os próprios fosfolipídios são extremamente importantes para o corpo feminino, pois sua presença é necessária para a síntese e afeta a atividade funcional de todos os hormônios sexuais femininos.

Durante a gravidez, os suplementos de lecitina são prescritos para o tratamento da gestose, como medicamentos que ajudam a normalizar o metabolismo proteína-lipídio. A lecitina é especialmente necessária para a mulher durante a lactação. Por um lado, é uma das fontes de energia do leite materno e fornecedor de materiais de construção para o crescimento da criança e, por outro, reduz o nível de viscosidade do leite, evitando o bloqueio das glândulas mamárias da mãe.

A lecitina também é indicada para mulheres idosas com diabetes tipo 2. Estimula o trabalho das células beta do pâncreas, ajuda a normalizar o nível de insulina no sangue e compensa a falta de ácidos graxos essenciais que se desenvolve nesta patologia.

Para a saúde das crianças

A lecitina é indispensável durante o primeiro ano de vida. Sua deficiência causa hipertensão intracraniana irreversível em bebês, afeta negativamente o desenvolvimento e o funcionamento do cérebro, coração e fígado. Portanto, a lecitina está necessariamente incluída em qualquer comida de bebê, e a mãe que amamenta é aconselhada a enriquecer o cardápio com produtos ricos em lecitina, ou a tomar suplementos dietéticos que a contenham.

No futuro, a lecitina é necessária para bebês e crianças para o crescimento e desenvolvimento normais. Sem ela, os indicadores de todos os tipos de memória são interrompidos e os processos de formação da fala e aprendizagem tornam-se extremamente difíceis. Uma deficiência de lecitina no corpo de uma criança leva a uma violação não só do desenvolvimento mental, mas também físico. Uma criança que não recebe lecitina suficiente na comida, é dolorosamente magra, cansa-se rapidamente, emocionalmente instável, constantemente irritada e chorando. Ele também sofre de falta de vitaminas A, D, E e K, pois são absorvidas apenas por meio dos fosfolipídios.

Hoje, a lecitina para crianças é incluída na terapia auxiliar para atrasos no desenvolvimento psicomotor, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, autismo e esclerose múltipla em crianças. Também é prescrito para crianças com diabetes mellitus tipo 1, pois essa substância, embora não muito, reduz a necessidade externa de insulina.

Para os idosos

Também vale a pena mencionar que a lecitina é benéfica para homens e mulheres mais velhos. Recomenda-se que seja tomado para diminuir o nível de colesterol ruim de densidade muito baixa no sangue, bem como para a prevenção e tratamento da colite, pancreatite.

Está provado que a ingestão regular de fosfolipídios:

  • retarda o início da demência (demência senil);
  • melhora a atividade cerebral na doença de Parkinson;
  • suspende a esclerose múltipla, transferindo a patologia para o estágio de remissão;
  • ajuda a restaurar a atividade cerebral após um acidente vascular cerebral.

Alguns cientistas médicos sugerem que a lecitina pode proteger contra o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Para atletas

Pessoas envolvidas em educação física e esportes, bem como pessoas com estilo de vida ativo, o uso de lecitina é indicado para:

  • indicadores crescentes de resistência geral, velocidade e potência;
  • estimulação, aceleração e facilitação da síntese da acetilcolina, responsável pela condução neuromuscular;
  • prevenir o acúmulo de colesterol ao seguir uma dieta hipercalórica;
  • tratamento da síndrome da dor hepática;
  • reduzindo as manifestações de DOMS, acelerando a recuperação do tecido muscular esquelético após esforço físico pesado;
  • manutenção do músculo cardíaco;
  • aumentando a produção de hemoglobina e eritrócitos;
  • aumentando o trabalho das enzimas respiratórias nas mitocôndrias e melhorando a respiração dos tecidos;
  • aumentando a atividade antioxidante;
  • aumentando a resistência ao estresse durante a competição.

Os fosfolipídios também ajudam os atletas a se recuperarem mais rapidamente e a iniciarem o treinamento após uma doença ou lesão.

Quais alimentos são fontes de lecitina

Vamos listar os alimentos que contêm lecitina que devem estar presentes no menu semanal:

  • gemas de ovo;
  • óleos vegetais não refinados;
  • soja e produtos de soja;
  • amendoim, legumes;
  • nozes e sementes;
  • carne e fígado de boi, não congelados;
  • peixes refrigerados de arenque e salmão, caviar, óleo de peixe;
  • trigo sarraceno;
  • repolho, cenoura, alface.

Sem excesso de gorduras e calorias, a lecitina pode ser obtida de queijo cottage, soro de leite, creme de leite desnatado, creme de leite com baixo teor de gordura e quantidades razoáveis ​​de manteiga.

Suplementos alimentares como alternativa

Nem sempre é possível reabastecer com alimentos o suprimento da substância necessária ao corpo. Por uma razão ou outra, produtos que são fontes de lecitina podem ser excluídos da dieta diária. Portanto, médicos, nutricionistas, treinadores, instrutores e especialistas na área de estilo de vida saudável sugerem o uso de uma opção alternativa – tomar suplementos dietéticos contendo lecitina .

Tipos e produção de lecitina

A lecitina é de origem animal e vegetal. No corpo humano, ele e muitos de seus componentes não são sintetizados. Mais útil e mais barata de fabricar é a lecitina vegetal. As culturas mais comuns das quais é produzido hoje são soja e girassóis. No entanto, alguns fabricantes também usam óleo de colza como suplemento. Não é usado na indústria farmacêutica, mas na indústria alimentícia. E322 é usado para melhorar as propriedades reológicas e estender a vida útil de vários produtos alimentícios.

Lecitina de soja

A lecitina de soja é produzida pela extração do óleo de soja obtido por processamento em baixa temperatura. Meninas, meninas e mulheres são aconselhadas a tomar lecitina de soja . Essa recomendação existe pelos seguintes motivos:

  1. Ele contém fitoestrogênios (isoflavonas).
  2. Ao ser clivado no intestino, é liberada uma quantidade maior de ácido araquidônico do que na lecitina de girassol, necessária para a síntese e manutenção da atividade dos hormônios sexuais femininos, bem como dos ácidos graxos pertencentes ao grupo Ômega-3, que, entre outras coisas, tem um efeito positivo na condição da pele, cabelos e unhas;
  3. Devido à presença de substâncias que estimulam a glândula tireóide.  

Além disso, em comparação com as sementes de girassol, a lecitina de soja proporciona uma sensação de plenitude por mais tempo.

Lecitina de girassol

As sementes de girassol são ricas em fosfolipídios. A lecitina de girassol é obtida por extração do óleo de girassol não refinado prensado a frio. Meninos, rapazes e homens são aconselhados a tomar exatamente lecitina de girassol devido a:

  • falta de fitoestrogênios na composição;
  • risco extremamente baixo de desenvolver alergias a componentes;
  • maior teor de ácidos graxos pertencentes ao grupo Ômega-9, que fortalecem o miocárdio e reduzem o risco de desenvolver doenças cardiovasculares;
  • poderosa ação hepatoprotetora.

Até agora, no cultivo industrial de girassol, as plantas OGM raramente são utilizadas. Portanto, a lecitina de girassol não contém vestígios de pesticidas e não pode afetar a tolerância aos antibióticos. Para ser justo, vamos esclarecer que ambos os fatos, assim como outros efeitos negativos dos produtos OGM, são apenas especulações e não confirmados por pesquisas médicas sérias. No entanto, mulheres grávidas e lactantes são aconselhadas a tomar suplementos dietéticos não com soja, mas com lecitina de girassol.

Como tomar lecitina

É melhor tomar lecitina de girassol para crianças . É mais conveniente para a criança tomar não cápsulas, mas um gel. As crianças, dependendo da idade, recebem de 1 a 4 g de lecitina por dia, dividindo a dose em 2 doses – de manhã e à noite, antes ou durante as refeições, misturando o gel com o suco.

A dose profilática diária de lecitina é:

  • para homens e mulheres adultos – 5–6 g;
  • para quem faz exercício regularmente – 10 g;
  • para mulheres grávidas e lactantes – 12 g (3 g, 4 vezes ao dia);
  • para atletas durante a preparação e participação em competições – 12 g ou mais.

Ao mesmo tempo, notamos especialmente que a lecitina, que foi recebida por crianças e adultos durante o dia com alimentos, não deve ser levada em consideração.

Mas como tomar lecitina para o tratamento de doenças e após lesões é determinado pelo médico assistente individualmente. A dosagem depende do diagnóstico, da idade e da presença de doenças e condições concomitantes da patologia de base.

Contra indicações de uso, peculiaridades e efeitos colaterais

Não há contra-indicações para o uso de lecitina . Pode ser incluído na dieta de adultos e crianças saudáveis, tanto com aumento do esforço intelectual e físico, com condições estressantes e fortes experiências emocionais, quanto na vida cotidiana.

Ao tomar suplementos ou medicamentos de lecitina, tenha em mente as seguintes nuances:

  1. Os fenobarbitais interferem na absorção da lecitina no intestino.
  2. O álcool destrói os ácidos graxos e a colina incluídos na lecitina.
  3. A ingestão conjunta de fosfolipídios com drogas da série nootrópica potencializa o efeito da última.

Ao tomar lecitina por mais de 3 meses, ao mesmo tempo é necessário beber preparações com cálcio e vitamina C.

Entre os efeitos colaterais da ingestão de suplementos dietéticos com lecitina deve-se destacar a ocorrência de alergias, das quais ninguém está imune. 

Em caso de sobredosagem de uma preparação contendo lecitina, pode ocorrer aumento da salivação, náuseas e diarreia. A colina dá esse efeito. Também pode causar uma queda na pressão arterial, bem como hálito duvidoso, suor e urina. Alguns dias tomando qualquer sorvente e agente de reidratação ajudarão a lidar com o problema.

Conclusão

Hoje, a medicina oficial incluiu de forma convincente a lecitina na lista de substâncias que podem melhorar significativamente a saúde e a qualidade de vida. A experiência mostra que os suplementos dietéticos com lecitina ajudam os atletas a obter melhores resultados e a se recuperar mais rapidamente das lesões.

Suplementos dietéticos com lecitina – trata-se de um fígado e coração saudáveis, fortalecimento das membranas celulares, melhorando o funcionamento do sistema nervoso, aumentando as funções cognitivas, livrando-se do excesso de gordura. Tome fosfolipídios, mantenha-se saudável e alcance novas alturas profissionais e atléticas.