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Metilcobalamina Suplementos

Metilcobalamina – O que é, para que serve e onde comprar9 min read

maio 26, 2022 6 min
Vitamina B12 Metil B 12 Metilcobalamina

Metilcobalamina – O que é, para que serve e onde comprar9 min read

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Seu corpo precisa de vitamina B12 para realizar várias funções diferentes, desde a criação de novos glóbulos vermelhos até manter seu sistema nervoso saudável. Você pode obter vitamina B12 de certos alimentos, como carne bovina, peixe, frango, ovos e laticínios, mas algumas pessoas precisam tomar mais em forma suplementar.

Os suplementos de vitamina B12 vêm em várias formas diferentes, mas há um tipo, a metilcobalamina ou metil B12 , que é mais facilmente absorvido pelo corpo, especialmente se você tiver problemas com um processo corporal chamado metilação.

O que é metil B12?

A metilcobalamina, ou metil B12, é uma forma da vitamina que já está em seu estado ativo . Quando você come alimentos que contêm B12 ou toma um suplemento de vitamina B12 que não é metil B12, seu corpo o retira de um estado inativo e o transforma em uma versão da vitamina biologicamente disponível .

Se você está saudável, essa conversão não é um problema. No entanto, não é tão fácil para aqueles com deficiência grave de vitamina B12.

Diferenças entre Vitamina B12 (cianocobalamina) e Metil B-12 (Metilcobalamina)

Do ponto de vista da farmacologia, o conceito de vitamina B-12 sugere todo um grupo de substâncias bioativas contendo cobalto, que inclui cianocobalamina e hidroxocobalamina, além de duas de suas coenzimas – metilcobalamina e cobamamida. Os mais comumente usados ​​em suplementos alimentares são 2 formas de vitamina B12 – metilcobalamina e cianocobalamina. A diferença entre eles é:

  • na estrutura, a metilcobalamina e a cianocobalamina possuem estrutura semelhante, mas no primeiro caso, o grupo metila atua como uma molécula ligada ao íon cobalto e, no segundo, o cianeto;
  • na origem – a metilcobalamina é uma forma natural da vitamina e a cianocobalamina é sintética;
  • na digestibilidade – a metilcobalamina é absorvida imediatamente e a própria cianocobalamina não é biologicamente ativa, é primeiro metabolizada em uma forma ativa;
  • nas formas – a cianocobalamina é convertida em metilcobalamina e / ou adenosilcobalamina (ambas as formas são importantes para o funcionamento normal do corpo), enquanto a vitamina B12 metilcobalamina possui apenas uma forma (na verdade, a própria metilcobalamina);
  • na preservação – a metilcobalamina é excretada do corpo por mais tempo que a cianocobalamina.

Apesar das diferenças, ambas as formas são capazes de compensar a deficiência de vitamina B12 e têm uma gama completa de efeitos da vitamina B12 no corpo. Isso é especialmente eficaz quando combinado com uma nutrição adequada e nutritiva, abandonando os maus hábitos e, em geral, mantendo um estilo de vida saudável.

Onde comprar Metilcobalamina

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Benefícios da Metilcobalamina

A Metilcobalamina atua como cofator para duas enzimas importantes. Isso significa que ajuda a combater o aminoácido homocisteína e reduz o risco de doenças cardiovasculares [4] , [5] , [6] . Além disso, a vitamina ajuda a combater o ácido metilmalônico tóxico e é indispensável para a saúde do sistema nervoso [7] .

01. Previne a anemia

Com anemia (anemia), o conteúdo de glóbulos vermelhos no sangue diminui, o transporte de oxigênio é perturbado e a hipóxia se desenvolve. Está comprovado que quando há falta de Metilcobalamina no organismo, os glóbulos vermelhos são produzidos em menor quantidade, tornam-se maiores e seu movimento na corrente sanguínea se torna mais difícil. Como resultado, uma pessoa desenvolve anemia megaloblástica [8] .

02. Torna os ossos mais fortes

Os cientistas atribuem a deficiência de Metilcobalamina a altos níveis de homocisteína, um aminoácido que aumenta o risco de osteoporose, especialmente em mulheres  [9] , [10] , [11] . Nesta doença, os ossos tornam-se mais fracos e as fraturas ocorrem com mais frequência.

03. Previne malformações fetais

Segundo os cientistas, a falta de B12 no primeiro trimestre de gravidez pode provocar parto prematuro. Além disso, uma deficiência dessa vitamina está associada a um risco aumentado de malformações no feto [12] , [13] .

04. Ajuda a manter os olhos saudáveis

A visão também sofre com a falta de B12. Um estudo em mulheres com mais de 40 anos confirmou que uma ingestão dietética suficiente dessa vitamina pode reduzir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade, levando à perda da visão central [14] , [15] , [16] .

05. Combate a depressão

O efeito da Metilcobalamina no humor ainda não é totalmente compreendido. No entanto, foi comprovado que desempenha um papel importante na produção de serotonina , que é “responsável” pelo nosso bem-estar emocional [17] . Segundo os médicos, o uso de antidepressivos e da vitamina tem maior probabilidade de melhorar a condição de pacientes com depressão do que tomar medicamentos isoladamente [18] .

06. Cabelos e Unhas mais saudáveis

Níveis baixos de B12 podem levar a vários problemas dermatológicos. Por exemplo, hiperpigmentação, unhas pálidas e quebradiças, inflamação dos cantos dos lábios [19] , [20] . Nesse caso, você precisará compensar o déficit. No entanto, se houver vitamina suficiente no corpo, não vale a pena tomar suplementos, pois eles não afetarão a condição do cabelo e a força das unhas de forma alguma [21] .

Deficiência de Metilcobalamina

Os fatores de risco que podem provocar a falta de Metilcobalamina no corpo incluem doenças do trato digestivo.

Os fatores de risco que podem causar falta de Metilcobalamina no corpo incluem:

  • dieta à base de plantas;
  • consumo de álcool;
  • fumar;
  • estresse prolongado;
  • grave falta de cálcio e ferro;
  • indigestão;
  • idade idosa;
  • doenças do trato gastrointestinal.

A deficiência de Metilcobalamina pode ser indicada por pele amarela pálida, fadiga, dor na língua (alteração na textura e cor – glossite), visão turva, alterações de humor e nervosismo, falta de apetite, problemas de memória.

Você deve entrar em contato com um especialista se estiver preocupado com os sintomas descritos acima ou ao realizar exame médico, exame preventivo, se foi detectada anemia macrocítica no exame de sangue geral.

Fontes naturais de Metilcobalamina

A Metilcobalamina é uma vitamina hidrossolúvel, não tóxica, de estrutura muito complexa, resistente à luz e a altas temperaturas. É sintetizado naturalmente por microorganismos no intestino humano durante a digestão de produtos de origem animal (carne, miudezas, ovos, leite, etc.). A vitamina resultante se acumula no fígado, rins e baço de uma pessoa e é consumida em processos bioquímicos conforme necessário.

Quem pode tomar Metilcobalamina e quando?

As suplementação de Metilcobalamina são recomendadas quando é detectada uma deficiência desta substância no organismo. A deficiência pode se manifestar nas pessoas:

  • não comer produtos de origem animal (vegetarianos);
  • sofrendo de uma baixa absorção de Metilcobalamina;
  • com doenças do trato digestivo (gastrite, enterocolite, etc.);
  • quando infectado com parasitas;
  • com disbacteriose, ao tomar antibióticos;
  • abusadores de álcool, tomando drogas (incluindo analgésicos prescritos por um médico).

Os sintomas de alerta de deficiência de Metilcobalamina incluem:

  • comprometimento da memória, perda de concentração, irritabilidade, nervosismo;
  • fadiga, fraqueza;
  • dores de cabeça frequentes;
  • perda de apetite;
  • dor nos músculos e articulações durante o movimento;
  • identificação de problemas cardíacos, vasos sanguíneos, presença de sinais de anemia;
  • pele seca, eczema, cabelos quebradiços e sem brilho.

Se você estiver em risco e notar sinais de deficiência de Metilcobalamina, consulte um especialista. Ele confirmará ou refutará suas suspeitas e, em caso de falta, ajudará você a escolher o medicamento mais adequado para você, prescrevendo a dosagem certa.

Mesmo a melhor Metilcobalamina tem várias contra-indicações com as quais você deve se familiarizar antes de usar o medicamento. Entre os principais:

  • hipersensibilidade à Metilcobalamina ou outras substâncias ativas que compõem o medicamento;
  • tromboembolismo, uma tendência a formar coágulos sanguíneos;
  • policitemia verdadeira (eritremia, doença de Wakez);
  • eritrocitose.

Com cautela e sob a supervisão de um especialista, os suplementos alimentares com Metilcobalamina2 podem ser usados ​​para:

  • a presença de certas doenças oncológicas, acompanhadas de anemia megaloblástica;
  • com certas doenças cardíacas (por exemplo, angina pectoris);
  • durante a gravidez e lactação.

Ingestão diária de Metilcobalamina

  • até 6 meses – 0,4 mcg;
  • até um ano – 0,5 mcg;
  • até 3 anos – 0,9 mcg;
  • até 8 anos – 1,2 mcg;
  • até 13 anos – 1,8 mcg;
  • maiores de 14 anos – 2,4 mcg;
  • mulheres grávidas e lactantes – 2,6-2,8 mcg.

Quais alimentos contêm Metilcobalamina

Por 100 g de produto [3] :

  • fígado bovino (60 mcg);
  • rins de boi (25 mcg);
  • gema de ovo de galinha (5 mcg);
  • carne bovina (3 mcg).

Dúvidas Frequentes

A metilcobalamina é usada para tratar a deficiência de vitamina B12 . A vitamina B12 é importante para o cérebro e os nervos e para a produção de glóbulos vermelhos. A metilcobalamina às vezes é usada em pessoas com anemia perniciosa, diabetes e outras condições.

As substâncias absorvidas sob a língua entram na corrente sanguínea sem ter que passar pelo trato gastrointestinal . Você não deve engolir enquanto um comprimido de B-12 está se dissolvendo sob a língua, caso contrário, a vitamina acaba no estômago e anula o propósito.

É um fato médico bem conhecido que as vitaminas solúveis em água são melhor absorvidas com o estômago vazio. Assim, o horário habitual de tomar metilcobalamina será pela manhã como primeira dose, meia hora antes do almoço e 2 horas após a refeição .

A cianocobalamina é uma forma sintética de vitamina B12 encontrada apenas em suplementos, enquanto a metilcobalamina é uma forma natural que você pode obter através de fontes alimentares ou suplementos.

A metilcobalamina sublingual é melhor?

Comparando o método sublingual com as injeções de metilcobalamina, a pesquisa descobriu que tomar metilcobalamina sob a língua teve uma taxa de absorção mais alta, tornando-se uma opção melhor (Bensky, 2019). Tomar vitamina metilcobalamina por via sublingual também pode ser uma boa opção para pessoas com uma condição chamada anemia perniciosa.

A conexão entre este sistema nervoso e os músculos se torna mais eficaz, o que faz com que os movimentos de contração muscular sejam melhor executados, resultando num treino de melhor qualidade.

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